
Dezenas de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Kátia Pimentel, localizada no bairro Jacintinho, em Maceió, participaram, na noite desta segunda-feira (26), de palestras em alusão à campanha Outubro Rosa. A atividade foi uma iniciativa do Hospital da Cidade, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e contou com a participação de servidores da saúde municipal.
O encontro foi marcado por momentos de aprendizado, acolhimento e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, do autocuidado e do acesso aos serviços de saúde. A ação também destacou a necessidade de ampliar o diálogo sobre a prevenção entre mulheres e homens.
Para a estudante Lucélia Pereira, de 39 anos, a atividade foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o tema e reforçar a importância de cuidar da própria saúde. Ela contou que aproveitou a ocasião para realizar exames.
“Eu estou amando, porque hoje eu fiz todos os meus exames. Precisei mais ainda entender sobre o caso do Outubro Rosa, que não é só sobre o câncer de mama, para conscientizar muitos alunos, muitos homens também que não procuram se cuidar. E hoje eu tive essa experiência, estou até aqui, foram três horas pra mim fazer os meus exames gerais. E estou amando a palestra e que tenha cada vez mais, porque muita gente não entende e precisa ouvir e entender que temos que se cuidar”, relatou.
A coordenação pedagógica da escola também ressaltou a importância da parceria entre as equipes de saúde e a comunidade escolar para incentivar hábitos saudáveis, fortalecer a conscientização sobre a prevenção e aumentar a autoestima.
Encontro foi marcado por momentos de aprendizado, acolhimento e conscientização. Fotos: Caio Cruz/Ascom Semed
