Por volta das 22h desta sexta-feira, 22, moradores de vários estados brasileiros - especialmente no Nordeste - se surpreenderam com um fenômeno incomum cruzando o céu. Diversos feixes de luz foram vistos em Alagoas, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e outras localidades.
O fenômeno pôde ser visto durante alguns minutos, despertando nas pessoas a dúvida sobre o que de fato seria esse evento, de certo modo, raro. Os comentários invadiram as redes sociais e sugeriam várias possibilidades. Desde uma "invasão alienígena" até uma "estrela-cadente". Mas ao que parece não era nem uma coisa, nem outra.
Segundo especialistas, o acontecimento pode estar relacionado, a reentrada de lixo espacial na Terra.
Inicialmente, sugeriu-se que as luzes faziam parte da esperada chuva de meteoros Úrsidas, um espetáculo celestial que se estende de 17 a 26 de dezembro e atinge o seu pico entre os dias 22 e 23 deste mês, no caso, ontem e hoje.
No entanto, de acordo com informações repassadas pela Associação Astronômica de Arcoverde-PE, com base no observatório da Corporação Norte-Americana Aeroespace, o fenômeno se trata da reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre.
A luz seria, na verdade, a reentrada de um corpo de foguete chinês lançado em 25 de janeiro de 2018, no Centro de lançamento de satélites Xichang.
Marlon Tenório, da Associação Astronômica de Arcoverde-PE, explicou que partes do foguete retornaram para a Terra e em contato com a atmosfera terrestre acontece o rastro de queima de material. Além disso, Marlon destacou que tudo indica que nada disso atingiu a superfície da Terra e o corpo do foguete se desintegrou na própria atmosfera. Até o momento, não há registro de queda de material.
Veja a explicação
Fenômeno de luzes que rasgaram o céu no nordeste está explicado! Era a reentrada de um foguete chinês .
— Na Rede Oficial (@estamosnarede) December 23, 2023
Veja a explicação do fenômeno!!!!!
pic.twitter.com/mwx118ooV0
Mín. 23° Máx. 25°