24°C 27°C
Maceió, AL

Botox pode ser indicado para diversos tratamentos de saúde

Substância é uma das mais importantes para o rejuvenescimento facial; botox é indicado para tratamentos de dores musculares, bruxismo, enxaqueca e ...

07/01/2025 às 13h07
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Imagem de wavebreakmedia_micro Freepik
Imagem de wavebreakmedia_micro Freepik

O botox, mais conhecido no Brasil como toxina botulínica, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, e segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), é o procedimento estético não cirúrgico mais realizado no mundo, tanto para homens, quanto para mulheres. 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) destaca que a forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que reduz ou elimina de forma temporária linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.

Continua após a publicidade

De acordo com matéria da Veja, sua origem no meio estético foi descoberta acidentalmente pela oftalmologista Jean Carruthers ao tratar uma contração involuntária da pálpebra. Junto ao seu marido, o dermatologista Alastair Carruthers, eles elaboraram um estudo sobre o efeito cosmético da toxina botulínica, e desde então a substância tem ganhado forças para o tratamento de rugas, mas essa não é sua única indicação.

A Dra. Alessandra Drummond, dermatologista e especialista em tratamentos “anti-aging”, observa que, para além de aplicações estéticas, o botox pode ser indicado para uma série de tratamentos de saúde.

“O botox pode ser indicado para diversos casos, como enxaqueca, bruxismo, dores cervicais e hipertrofia de trapézio, hiperidrose (conhecida como excesso de suor), apenas para citar algumas áreas”, explica.

Em relação ao bruxismo, por exemplo, em média, 30% das pessoas sofrem com esse problema em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) repercutidos pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO). No Brasil, o contingente pode chegar a 40%. 

“O bruxismo gera tensão e dores de cabeça e o botox, quando aplicado no músculo masseter, o enfraquece e reduz a força gerada pelo apertar e ranger dos dentes, o que o torna, possivelmente, um dos melhores tratamentos para o problema”, explica a especialista. 

Já nos casos de excesso de suor, o botox atua bloqueando a liberação de acetilcolina, que ativa as glândulas sudoríparas quando a temperatura do corpo aumenta. Dra Alessandra explica que em pessoas com hiperidrose, os nervos que sinalizam as glândulas do suor estão hiperativos e quando aplicado botox no local, eles são paralisados e o suor é interrompido. “A hiperidrose pode ser constrangedora para quem lida com ela e o índice de satisfação é alto com esse tratamento. Além disso, o tempo de duração do efeito costuma ser superior em relação ao efeito de paralisação das rugas”, afirma a especialista. 

“Outro uso possível do botox é para para tratar enxaqueca. Os pontos para enxaqueca podem ser simplificados ou totais, englobando várias áreas do couro cabeludo”, completa Dra Alessandra.

Procedimentos exigem profissionais qualificados

A médica chama a atenção para a importância da realização de procedimentos apenas com profissionais e clínicas de confiança.

“O paciente deve observar diversos elementos na hora de escolher o procedimento adequado para sua condição. É preciso optar por uma clínica séria, com profissionais capacitados e se a marca do produto utilizado no procedimento está autorizada pelos órgãos reguladores nacionais”, explica Drummond. “Quando usado para fins não estéticos, o ideal é que os procedimentos sejam sempre realizados por médicos”, considera.

Por fim, a Dra reforça que “o resultado sempre dependerá da habilidade do profissional que estará executando. Além disso, o número de unidades usado influencia na durabilidade dos tratamentos”. 

Para mais informações, basta acessar: https://alessandradrummond.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias