O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) deve fazer, na próxima terça-feira (05), uma reunião com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), para tratar da necessidade de ajuda do governo federal ao estado, caso haja o colapso previsto de uma mina da petroquímica Braskem em Maceió.
A Defesa Civil da cidade emitiu um alerta máximo nesta quinta-feira (30) devido ao risco iminente de colapso da mina 18, na Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, na capital alagoana.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, se reuniu com membros do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Defesa Civil Estadual na noite de ontem (30) para colher informações. Segundo ele, a Defesa Civil Nacional afirmou que o risco de colapso existe mas não deve haver afundamento de proporções muito grandes, que possa ultrapassar a área que foi desocupada.
“O importante é que a área de influência dessa catástrofe foi evacuada. Algumas pessoas ainda estavam por lá, e por decisão judicial, tiveram que ser retiradas, mesmo que agora a contra gosto, e isso é fundamental porque o mais importante nesse momento é preservar vidas”, disse o ministro.
Durante a reunião, o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Moisés Melo, informou que nesta sexta-feira (1) o órgão terá uma reunião com o Ministério Público de Alagoas para solicitar que seja cobrado da Prefeitura de Maceió e da Defesa Municipal informações sobre a situação da mina.
Mín. 25° Máx. 31°