Economia Ações

PetroRio (PRIO3) diz que decisão sobre Albacora Oeste está com a Petrobras (PETR4)

Por Redação

05/08/2022 às 14:19:27 - Atualizado há

Na apresentação dos resultados do 2T22 a analistas de mercado na última quinta-feira (4), a PetroRio (PRIO3) ressaltou a importância do Campo Albacora, ainda em negociação – chamado de Albacora Oeste pela empresa para diferenciá-lo de Albacora Leste, este último já com conclusão do negócio assinada com a Petrobras ([ativo=PETR3;PETR4]).

Nas últimas semanas, o site do setor PetroleoHoje e a Reuters noticiaram que a estatal teria suspendido a venda de Albacora; a estatal havia negado a informação publicada pelo PetroleoHoje.

Segundo Roberto Monteiro, CEO da PetroRio, a empresa fez nova proposta de aquisição do campo, baseada no fato de que a reserva é maior do que inicialmente foi calculada quando do início das negociações de compra da área petrolífera – localizada na Bacia de Campos – com a estatal.

“A bola está no campo da Petrobras”, disse Monteiro. Segundo ele, a Petrobras “tem corrente favorável e tem corrente desfavorável com relação ao desinvestimento”. Com as mudanças recentes de gestão ocorridas na Petrobras, esse tema se tornou mais agudo dentro da estatal. O executivo citou que “perdeu o patrocínio o processo de desinvestimento” na empresa.

No entanto, a PetroRio destacou que o campo é prioridade para a companhia. “Não vamos fazer M&A [fusões e aquisições, na sigla em inglês] para crescer o império, a gente faz é alocação de capital”, justificou o CEO o interesse em aquisições que deem retorno e estejam dentro do plano da companhia, como Albacora Oeste.

Sobre Albacora Leste, a PetroRio diz que o campo deve estar até o final do ano sendo totalmente operada pela companhia. No momento, o Campo de Albacora Leste está ainda em transição da Petrobras para a companhia.

PetroRio disse ainda na teleconferência com analistas que não tem mais interesse no Campo de Catuá, no litoral do Espírito Santo e integrado à Bacia de Campos.

A Petrobras havia colocado o campo à venda no final do ano passado e a PetroRio (PRIO3) tinha inicialmente demonstrado interesse em adquiri-lo. Mas Roberto Monteiro, CEO da companhia, informou que, após análise, a empresa desistiu da área petrolífera.

Com relação ao início de operação de dois novos poços em Campo de Frade, também na Bacia de Campos, a PetroRio comemorou e destacou ser quebra de paradigma para a empresa o começo da extração.

O Bradesco BBI aponta que, em termos de catalisadores, ainda vê a potencial aquisição da Albacora Oeste como principal gatilho para o curto prazo.

“No entanto, acreditamos que o consenso de mercado está agora mais alinhado com um cenário em que a PetroRio não poderá assinar o campo com a Petrobras, devido ao fluxo de notícias recente. Assim, um resultado positivo para o negócio poderia ser um ganho significativo para PetroRio, enquanto a confirmação de que o negócio não será concluído não deveria ser muito negativo nesta fase”, avaliam os analistas. Em termos de valuation, se excluído Albacora Oeste dos modelos do banco, o preço-alvo cairia para R$ 41 (ainda um potencial de alta de 76% frente o fechamento da véspera) dos R$ 49 atuais (upside de 110%). Os analistas seguem com recomendação de compra para os ativos.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Fonte: Infomoney
Comunicar erro
Portal Na Rede

© 2022 Portal Na Rede - Todos os direitos reservados.
Contato Comercial - John Kennedy - 82 99945-6055

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Na Rede