Economia Mercados

Escócia formaliza proposta de novo plebiscito separatista

Por Redação

28/06/2022 às 16:55:18 - Atualizado há

(ANSA) – A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, apresentou nesta terça-feira (28) um projeto para convocar um segundo plebiscito sobre a independência do território em relação ao Reino Unido.

O anúncio foi feito durante uma visita oficial da rainha Elizabeth II à capital escocesa, Edimburgo, porém a consulta popular só poderá ser realizada com o aval do governo britânico.

De acordo com a proposta de Sturgeon, o plebiscito seria feito em 19 de outubro de 2023, pouco mais de nove anos depois da votação de setembro de 2014, quando 55,3% dos escoceses preferiram continuar no Reino Unido.

No entanto, o Brexit reacendeu os ânimos separatistas na Escócia, que votou em peso (62% a 38%) para permanecer na União Europeia na consulta popular de junho de 2016.

Além disso, o projeto ganhou impulso em maio passado, com a vitória do Partido Nacional Escocês (SNP), liderado por Sturgeon, nas eleições para o Parlamento local.

A primeira-ministra da Escócia diz ter um mandato democrático da população para pedir um novo plebiscito e afirma que o cenário político do Reino Unido mudou por causa do Brexit.

Sturgeon também garante estar disposta a negociar com o premiê Boris Johnson, mas que não vai aceitar que “a democracia escocesa seja mantida como prisioneira” por Londres.

“Minha determinação é a de assegurar um processo que permita ao povo da Escócia expressar sua própria vontade através de um plebiscito legal e constitucional”, declarou.

O governo britânico, por sua vez, disse que Johnson vai “estudar atentamente” a proposta de Sturgeon, porém ressaltou que “não é hora de sequer falar” sobre um plebiscito separatista na Escócia. (ANSA)

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Fonte: Infomoney
Comunicar erro
Portal Na Rede

© 2022 Portal Na Rede - Todos os direitos reservados.
Contato Comercial - John Kennedy - 82 99945-6055

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Na Rede