Na segunda (9), os russos celebravam o Dia da Vitória, feriado cívico mais importante do país e dedicado às memórias de soldados comunistas que ajudaram a derrotar os nazistas na Segunda Guerra.
"A Rússia espera um pedido oficial de desculpas da liderança polonesa em conexão com o incidente e exige que a segurança do embaixador russo e de todos os funcionários de instituições estrangeiras russas na Polônia seja garantida", disse o Ministério das Relações Exteriores do país. O representante polonês em Moscou também foi convocado pela diplomacia russa.
Sem falar sobre a exigência de Moscou, nesta quarta o chanceler Zbigniew Rau defendeu que diplomatas estrangeiros tenham direito a proteção em Varsóvia, "por mais que sintamos necessidade de discordar da política do governo que ele representa". Ele destacou que seu governo avisara Serguei Andreev sobre a possibilidade de protestos na cerimônia.
O governo polonês ainda ressaltou que na tarde desta quarta tinta vermelha foi espalhada na entrada da embaixada da Polônia em Moscou.