24°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Salton promove Ciclos & Vinhas e reúne setor vitivinícola

Programação do Ciclos & Vinhas reuniu mais de 30 marcas expositoras e sequência de palestras para produtores de uva

10/06/2025 às 14h41
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Metarmofose Filmes
Metarmofose Filmes

Cerca de 500 pessoas - entre estudantes, produtores parceiros e profissionais do agronegócio - participaram da quarta edição do “Ciclos & Vinhas – Semeando a Sustentabilidade”, realizada na quarta-feira, 4 de junho de 2025. Promovido anualmente pela Salton, o evento aconteceu em frente à sede da vinícola, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, e contou com Mostra Técnica e uma série de palestras que trouxeram atualizações e novidades do setor. A edição bateu recorde de expositores, com mais de 30 empresas e cerca de R$ 2,5 milhões em negócios gerados durante o evento.

Consolidado como um dos principais encontros sobre viticultura no país, o evento apresentou alternativas para o cultivo da uva, com foco em práticas sustentáveis e soluções que otimizam o trabalho no campo. Entre as iniciativas compartilhadas pela equipe da vinícola, destacou-se a eliminação dos herbicidas nos vinhedos próprios da Salton, na unidade de Santana do Livramento (RS) - resultado das ações implementadas pela área de viticultura, apresentadas pelo coordenador Junior Marques. A apresentação foi amplamente prestigiada por alunos de cursos técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), do campus de Bento Gonçalves.

Continua após a publicidade

Em sua apresentação, Marques detalhou algumas inovações presentes na unidade da Salton na Campanha Gaúcha, como a plantadeira de videira, que consegue plantar, em média, 6 mil mudas por dia - o que equivale a mais de um hectare/dia. “Na unidade de Santana do Livramento, cerca de 80% dos nossos processos produtivos são tecnológicos. Temos máquinas para desbrotar o caule, outras que desfolham a região dos cachos, mais uma para despontes e cortes de galhos laterais indesejáveis. A nossa colheita também é mecanizada e agora, neste ano, nossa plantação passou a ser automatizada. Nenhum processo na Azienda Domenico é 100% manual”, resume Marques.

A rodada de palestras do evento contou também com um painel conduzido pelo diretor-presidente da vinícola, Mauricio Salton. Na apresentação “Perspectivas Salton” foram abordados os últimos dados da vinícola, bem como os desafios e as oportunidades do mercado. A programação integrou conhecimento técnico, inovação e troca de experiências, com outras palestras que falaram sobre o futuro do campo, como mudanças climáticas, planejamento sucessório e contratação segura de colaboradores para a safra.

Ao abordar o planejamento sucessório nas propriedades rurais, Leandro Caon, sócio e advogado da Dupont Spiller Fadanelli Advogados, ressaltou a importância de o agricultor refletir sobre esse tema em família sempre que possível. O viticultor possui um patrimônio significativo ligado à terra, à produção e à continuidade do negócio familiar. Esse cenário foi construído ao longo de gerações. Por isso, é essencial discutir a preservação e a sucessão organizada desse patrimônio. A continuidade do negócio familiar e como evitar litígios, além de preservar a identidade e o legado, são algumas das pautas relacionadas ao planejamento sucessório e patrimonial que precisam ser debatidas”, detalha Caon.

Tecnologia e inovação presentes na Mostra Técnica

As mais de 30 marcas que participaram da Mostra Técnica do Ciclos & Vinhas apresentaram ao público tecnologias que trazem mais agilidade, economia e, claro, sustentabilidade no manejo das videiras. Entre as soluções que o público teve acesso estava a Desfolhadeira Pneumática, máquina apresentada pela empresa Tecnofrutt. O equipamento é responsável por fazer a desfolha no final da florada e ajudar na limpeza floral, assim propiciando menos doenças nas videiras. Tem uso sugerido para os meses de outubro e novembro, com destaque para o sistema hidráulico independente e pneumático. Isso permite que a desfolhadeira seja usada em todas as formas de condução do vinhedo - latada, espaldeira e Y. O ar é produzido através de um compressor e é conduzido até a base da máquina, local que ocorre a desfolha. Projetada para ser fixada na frente de tratores, torna o trabalho mais rentável e com maior comodidade ao operador. Ao invés do agricultor precisar contratar de 15 a 20 pessoas para esse serviço, a máquina desempenha essa função e gera economia e agilidade para a família produtora”, explicou Anderson Benato, diretor da Tecnofrutt.

A programação iniciou pela manhã e seguiu até à noite, reunindo produtores de uva de diversos cantos do Estado. “Esse tipo de iniciativa é bem importante, pois assim podemos descobrir novas oportunidades de trabalho, além de conhecer novos implementos e maquinários que poderemos usufruir na agricultura e facilitar nossa rotina. Já estive em outras edições e é sempre uma experiência muito proveitosa”, avalia Ivana Ziero, produtora de Farroupilha. Vindo de Santana do Livramento diretamente para o Ciclos & Vinhas, Pedro Henrique Escosteguy reforçou o entusiasmo pelo fato de ter acesso a tantas oportunidades em um mesmo espaço. “Especialmente para nós que estamos distantes do centro do Estado, na Campanha, é uma troca de experiências muito grande e importante. Aqui encontramos pessoas que nos falam tanto da parte técnica quanto da parte comercial”, explicou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias