25°C 31°C
Maceió, AL
Publicidade

Brasileiro tem demonstrado crescente interesse por carros elétricos

A expectativa é que esse mercado continue em alta, impulsionado pelo comportamento do consumidor que tem buscado cada vez mais alternativas sustent...

10/04/2025 às 13h22
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Pexels
Pexels

O mercado de veículos elétricos (VEs) está em plena expansão no Brasil, refletindo o interesse crescente pela modalidade. Em 2024, o país registrou um aumento expressivo de 492,8% nas vendas de carros elétricos até setembro, comparado ao mesmo período de 2023.

No final de 2022, a União Europeia estabeleceu o acordo “Fit For 55”, com o objetivo de encerrar as vendas de carros novos emissores de CO2 na Europa até 2035. Esta mensagem despertou a necessidade em inúmeras montadoras globais para se comprometerem com a eletrificação de suas frotas, apontando um futuro promissor para as novas tecnologias.

Continua após a publicidade

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em janeiro de 2025 cerca de 16,5 mil veículos eletrificados foram vendidos no mercado brasileiro, o que significa alta de 37% em comparação com o mesmo mês de 2024. Os números representam um marco para o segmento, pois, pela primeira vez, os modelos híbridos e elétricos representaram 10% de todo o volume licenciado.

“A adoção de VEs impulsiona a geração de empregos em setores relacionados à energia renovável, infraestrutura e tecnologia. Além disso, promove a independência energética do país ao reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados”, relata Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Clemente Gauer, membro do Conselho Diretor e coordenador do GT de Segurança da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), salienta que os carros elétricos não só transformam a mobilidade, mas também ajudam a melhorar a qualidade de vida dos brasileiros ao reduzir a poluição e promover tecnologias mais sustentáveis.

O Brasil conta atualmente com cerca de mais de 12 mil eletropostos públicos e semipúblicos, e esse número está crescendo rapidamente. Além disso, soluções como carregadores rápidos estão tornando o processo mais ágil e prático, reduzindo a preocupação com a autonomia em viagens mais longas.

“O mercado de veículos elétricos no Brasil e no mundo ainda precisa de adaptação para fazer a transição dos veículos a combustão para os movidos a bateria. Com o avanço contínuo da tecnologia e o aumento gradual da infraestrutura de recarga, espera-se que a adoção de veículos elétricos cresça de forma sólida para cumprir seu objetivo”, conclui Vininha F. Carvalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias