Sa√ļde Lifestyle

Superbactérias: A outra 'pandemia' que a Covid-19 veio acentuar

Por Portal Na Rede

24/11/2021 às 14:26:30 - Atualizado h√°

De acordo com os investigadores, 70% dos medicamentos utilizados em doentes infectados com SARS-CoV-2 nos hospitais eram antibióticos. Os f√°rmacos foram utilizados para tratar 80 a 100% pessoas internadas em UCI. Contudo, a médica Rubina Yasmin considera que o uso de antibióticos poderia ter sido dispensado em 80% dos casos.

Além disso, o mesmo estudo indica que 33% dos infetados utilizaram antibióticos sem a consulta prévia de um médico.

Uma outra investiga√ß√£o, realizada pelo Instituto de Epidemiologia, Controlo e Investiga√ß√£o de Doen√ßas do Bangladesh (IEDCR) e a Sociedade Americana de Microbiologia, sobre a resistência aos antibióticos, também fez surgir um alerta. "N√£o existem muitos antibióticos que sejam eficazes na preven√ß√£o de infec√ß√Ķes por coronavírus. Os médicos precisam de ser mais cuidadosos na escolha dos antibióticos para os doentes com Covid", entende Zakir Hossain, diretor científico do IEDCR, alertando para o uso excessivo e, por vezes, incorreto dos antibióticos, que têm contribuído para o aceleramento da resistência bacteriana.

Na semana passada, a farmacêutica norte-americana Pfizer avisou em comunicado que, "em todo o mundo, o consumo inapropriado de antibióticos é apontado como um dos fatores respons√°veis pelo desenvolvimento de bactérias resistentes". A manter-se esta tendência, dentro de 30 anos "poderemos voltar à era pré-antibióticos, tempo em que ferimentos e infe√ß√Ķes simples podiam causar danos consider√°veis ou mesmo levar à morte".

"Se n√£o forem tomadas medidas, dentro de três décadas a resistência aos antimicrobianos ser√° respons√°vel por mais mortes do que o cancro e a diabetes juntos, o equivalente a cerca de 10 milh√Ķes de óbitos por ano, ou seja, uma morte a cada três segundos, à escala mundial", acrescentou.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Portal Na Rede

© 2021 Portal Na Rede - Todos os direitos reservados.
Contato Comercial - John Kennedy - 82 99945-6055

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Na Rede