A Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU), a Federação de Esportes Universitários da China (FUSC) e o Comitê Organizador de Chengdu 2021, anunciaram nesta sexta-feira que os Jogos Universitários Mundiais FISU de Chengdu 2021, originalmente programados para serem realizados na província de Sichuan, na China, em agosto de 2021, será adiada para 2022 devido à situação global da COVID-19 e às restrições de viagens internacionais no momento. As datas serão reprogramadas de acordado com os órgãos relacionados. O nome, Chengdu 2021 FISU World University Games e seu logotipo serão mantidos.
Muitos dos atletas de elite que deveriam competir durante Chengdu 2021 puderam treinar, embora com algumas interrupções, durante a pandemia. Muitos, no entanto, não o fizeram, pois os campus universitários e as instalações esportivas enfrentaram longos fechamentos. Além disso, o Comitê Executivo da FISU sentiu que as melhorias prováveis na situação da saúde pública no próximo ano seriam tais que um evento em 2022 teria uma probabilidade consideravelmente maior de oferecer a experiência formativa que a FISU pretende oferecer. Essa abordagem está totalmente alinhada com o objetivo da FISU de formar positivamente os líderes do futuro por meio de sua experiência no esporte universitário internacional.
Segundo as instituições, a decisão visa proteger a segurança e a saúde de todas as pessoas envolvidas, incluindo atletas e cidadãos.
*Com informações da Assessoria FISU International