Alagoas volta à Fase Amarela de distanciamento; shoppings, comércio, bares e restaurantes terão horários limitados

Notícias

Nesta quinta-feira (04), Alagoas registrou o maior número de mortes pela Covid-19, em um período de 24h, desde a confirmação da segunda onda da doença. Com mais 13 óbitos, o estado chegou a 3.047 vidas perdidas. O crescimento no número de novos casos diários e a ocupação dos leitos exclusivos para a Covid-19 também geram preocupação. Foi dentro deste cenário que o governador Renan Filho, anunciou a adoção de medidas mais restritivas no enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus. Com isso, todo o estado volta à fase amarela de distanciamento social. O novo decreto será publicado ainda hoje e valerá por 7 dias, até uma segunda avaliação.

“Estado volta para a Fase Amarela. O que impõe uma serie de restrições já conhecidas por todos. Vamos seguir abrindo os leitos exclusivos para Covid-19. Temos mais leitos com respiradores hoje que no auge da crise. Vamos fazer um esforço imenso para chegar a 1500 leitos para tratar e restabelecer os pacientes. Mas precisamos entender que essa doença não é individual é coletiva. Se uma pessoa promove um evento e uma única pessoa está contaminada a disseminação é rápida”, destacou o governador sobre a volta a fase amarela diante do avanço da doença.

Com a volta para a Fase Amarela, está proibida a realização de qualquer evento. Casas de festas, boates e similares também estão com funcionamento proibido. Shoppings, comércios, lojas de rua, academias, clubes e templos religiosos podem continuar funcionando, mas atendendo a critérios específicos de distanciamento e horários.

“Bares e restaurantes podem funcionar até às 23h, os shoppings vão poder funcionar das 11 às 21h, o comércio das 9h às 17h e as lojas de rua de 10 às 19h. Esses horários são importantes para evitar aglomerações nestes locais e no transporte público”, completou o governador.

Renan Filho não descartou tomar medidas ainda mais restritivas após os sete dias deste decreto.

“Nós temos um limite para abertura de leitos e se esse limite chegar, teremos que tomar outras medidas restritivas. Este dia é importante, porque estamos aqui pra falar que devemos tratar essa doença coletiva como coletiva. Talvez sejamos um dos estados com menor taxa de ocupação de leitos do país, mas se as medidas não forem intensificadas pela população, associadas as que adotamos hoje, veremos a ocupação aumentar. Se não temos UTI suficiente, mais pessoas morrem. Leito de UTI não significa salvar vidas, porque uma parcela significativa de pessoas que precisam e chegam em estado grave a UTI não sobrevivem, mas se não tiver este leito, mais pessoas morrem. Voltamos a Fase Amarela, mas podemos voltar a fase Laranja e Vermelha. Outros estados tomaram medidas mais duras. Precisamos da colaboração e conscientização”, frisou.

Podem funcionar na Fase Amarela:

– lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m² poderão continuar funcionando;

– shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres, também;

– templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 60% da capacidade;

– bares e restaurantes, funcionando com 50% de sua capacidade;

– transporte intermunicipal e turístico, funcionando com 50% da capacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *