Sinal de alerta: Interior de Alagoas atinge taxa de ocupação de 72% de UTIs/Covid-19

Notícias

Número cresceu 40% em uma semana. Taxa de ocupação do Estado é de 72%

Há uma semana, o percentual da taxa de ocupação de UTIs/Covid-19 no interior de Alagoas estava abaixo de 50%. Só que o último relatório divulgado pela SESAU ligou sinal de alerta das autoridades de saúde. A taxa atingiu 79% e em pelo 1 cidade, Palmeira dos Índios, os leitos estão esgotados.

Das 101 vagas disponíveis espalhadas em várias cidades do interior, 80 estavam ocupadas com pacientes em estado grave da doença. Em Maceió – onde está a maioria dos leitos de UTI disponíveis, o percentual também preocupa. Dos 139, 93 estão ocupados. O que representa uma taxa de 72% do total de leitos disponíveis em Alagoas.

A cidade de Palmeira dos Índios, no agreste, já está no 4º dia com lotação máxima. Todas as 6 vagas estão com pacientes em estado grave e no ultimo relatório divulgado na noite de ontem, a única vaga disponível na Unidade de Tratamento Intensivo Intermediária do Hospital Regional Santa Rita foi ocupada. Caso algum paciente precise de internação será encaminhado para outra cidade com leitos disponíveis.

boletim SESAU

Outras cidades que preocupam são Santana do Ipanema (sertão) e São Miguel dos Campos na zona da mata. As duas cidades têm 90% de seus leitos de UTI ocupados e só restam 1 vaga disponível em cada um dos municípios. Arapiraca também está com 90% dos leitos de UTI ocupados, mas com uma oferta um pouco maior de leitos disponíveis em comparação com as outras cidades, 5 vagas.

A maior preocupação se dá porque o aumento da demanda ainda não representa o reflexo do feriado de carnaval. O que deve começar a acontecer a partir do fim dessa semana.

O Governador Renan Filho já anunciou que trabalha para abertura de mais leitos. 50 devem ser disponibilizados ainda essa semana, mas o foco das ações do poder público tem sido na prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *